sexta-feira, 27 de agosto de 2010



O EVANGELHO NO LAR


"Porque onde estiverem reunidos em meu nome, lá estarei presente." Jesus. (Mateus, 18:20.)

- O que é o Evangelho no Lar?

Evangelho no Lar é uma reunião realizada em um determinado dia e hora da semana, previamente agendado, para uma troca de idéias e experiências sobre os ensinamentos de Jesus, na visão Espírita, em proveito do nosso próprio esclarecimento e do equilíbrio e harmonização espiritual no lar.

É uma prática Cristã que a Doutrina Espírita recomenda, como sendo recurso poderoso contra a obsessão, de grande alcance na limpeza e higiene espiritual do lar, auxilia no auto-descobrimento da criatura humana, leva-nos a uma análise, a uma reflexão sobre a nossa conduta existencial, tendo como referencial o Mestre Incomparável - Jesus, o Modelo e Guia para toda a humanidade, conforme questão 625, de O Livro dos Espíritos.

É um canal de comunicação com Jesus e sintonia com os bons espíritos.

Fazer o Evangelho no Lar, é trazer Jesus para o convívio doméstico.

- Como fazer o Evangelho no Lar?

Primeiramente você deve definir o dia da semana e a hora para esta atividade. Essa definição deve ser muito bem planejada, para que possa ser seguida com muita disciplina e comprometimento da nossa parte. Exemplo: fazer o Evangelho no Lar, todos os domingos, às 20:30 h, pois, sei que neste dia e nesta hora eu sempre estou em casa, raramente terei compromisso, portanto, não corro o risco de haver imprevistos que me impeçam de me dedicar ao estudo. A frequência pode ser de uma vez na semana.

- Participantes:

Podem e devem participar os seus familiares e amigos, respeitando sempre o direito de cada um em querer ou não participar. Em último caso você também pode fazer sozinho, o importante é realizar o estudo buscando a verdade que consola e liberta.

As crianças também podem participar, mas neste caso, devemos sempre observar o vocabulário utilizado para que elas possam entender o que vamos ler ou falar.

- Duração:

O tempo pode variar de 15 até 30 minutos de duração, mais de 30 minutos o estudo pode se tornar cansativo.

- Roteiro:

Prece inicial: Inicia-se com uma simples e espontânea prece, sem a preocupação de fazer orações decoradas, muito extensas, em que o coração e os sentimentos não participam. Deve ser uma prece do coração e não dos lábios. Deve-se elevar o pensamento até Deus, até Jesus, aos bons espíritos, podemos emendá-la na oração do Pai Nosso.

Exemplo: Senhor Jesus, estamos aqui reunidos em Teu nome, para o estudo dos teus ensinamentos, das Tuas lições de vida, conforme exposto no Evangelho Segundo o Espiritismo, permita que o bons espíritos nos auxiliem na compreensão e assimilação dos ensinamentos e que eles nos protejam. Pai nosso que estais nos céus...

Após a prece pode-se ler uma pequena mensagem de reflexão, como as mensagens dos livros: Minuto de Sabedoria, Pão Nosso, Fonte Viva, Jesus no Lar, etc.

Leitura: Fazer a leitura de um pequeno trecho da obra O Evangelho Segundo o Espiritismo, com a voz em timbre normal, de forma clara, para que todos possam entender.

O livro poderá ser aberto ao acaso ou ser estudado seqüencialmente.

Comentários: Os comentários devem ser breves, com a participação de todos, preferencialmente, onde cada um expõe o que entendeu da leitura, com simplicidade, sem fugir do assunto e nem se alongar muito.

Encerramento: A prece de encerramento deverá seguir a mesma orientação da prece inicial, ou seja, deve ser simples e espontânea. Este momento deve ser principalmente o de agradecimento pela oportunidade de estudar o Evangelho de Jesus na visão Espírita, oportunidade que temos de buscar os recursos necessários à nossa reforma íntima, agradecer pela vida, por nossa existência, por tudo que nós temos e pelo que somos.

Não podemos em hipótese alguma nos esquecer dos nossos irmãos aflitos e sobrecarregados, e devemos, em um ato de caridade Cristã vibrar por eles. Vibrar é doar, e todos nós temos algo de bom a dar em favor do próximo: um bom pensamento, uma palavra de carinho, um sentimento de bem que enviamos é doação, é caridade. A importância da vibração está no impulso mental que é dado, na vontade firme e sincera de querer ajudar, na dedicação e amor aos semelhantes e no poder da fé ardente e confiante na ajuda da Divina Providência.

Exemplo: Senhor Jesus, nós queremos Te agradecer, Divino Amigo, pela oportunidade que a vida nos concedeu hoje de estudarmos o teu Evangelho à luz do Espiritismo. Queremos te agradecer a vida, a nossa existência, e pedimos Senhor, por todos os nossos irmãos aflitos, sobrecarregados, tristes, que estão sofrendo, enfrentando as provas e expiações existenciais. Rogamos por todas as crianças, os jovens, as mulheres, os homens, os idosos. Os nossos irmãos que não têm um lar, uma família, que estão nas ruas, os doentes do corpo e do espírito, os famintos, os sedentos, os desempregados. Pedimos pelos homens públicos, autoridades, políticos, governantes. Os que estão internados nos hospitais, retidos nos presídios. Jesus (podemos citar o nome de pessoas que estejam em dificuldades) ajuda a fulano de tal que passa por um grave problema. Se o problema não puder ser solucionado, que ele esteja amparado pelos bons espíritos para enfrentar a situação de cabeça erguida, com coragem, resignação e fé. Pai nosso que estais nos céus...

- Recomendações:

1- Não deve haver qualquer tipo de manifestação mediúnica durante o estudo, pois, o nosso lar, a nossa residência não é o local adequado para essas atividades;

2- Pode-se colocar no local onde será realizado o estudo, na mesa, por exemplo, uma jarra com água limpa, pedindo na prece de encerramento, aos bons espíritos, para que ela seja fluidificada. Ao final reparte-se a água entre os participantes. Sobrando água na jarra, pode-se deixar guardada para ir tomando ao longo da semana;

3- A presença de visitas, não deve ser motivo para suspender o estudo. Neste caso explica-se a visita o que é o Evangelho no Lar, seus objetivos, propósitos e convidamos para que eles participem concosco, respeitando obviamente, o direito de não aceitarem o convite, porém, neste caso, a visita deverá esperar o final do estudo para partilharem da nossa presença;

4- Para auxiliar na concentração e harmonização da casa, e a própria concentração das pessoas envolvidas, recomenda-se desligar a TV pelo menos uns 10 minutos antes do início do estudo e, se possível, colocar um CD de música clássica, ou instrumental, desde que a música seja calma, suave e tranquilizante, em um volume adequado, nem muito alto, nem muito baixo;

5- Nas obras que integram a chamada coleção Nosso Lar, ditadas pelo espírito André Luiz, psicografadas pelo médium Chico Xavier, encontraremos o relato emocionante de como essa atividade é vista e sentida pelo espíritos em geral, a sua importância e abrangência. Os bons espíritos chegam na nossa casa muito antes do início do estudo, para começarem os preparativos necessários na ambiência espiritual: proteção espiritual do lar, harmonização do ambiente, etc. Essa é uma das razões do porque precisamos definir o dia e a hora do estudo, e preferencialmente não cancelar ou transferir os dias, pois, a espiritualidade também precisa se organizar.

Havendo dúvidas, podem entrar em contato comigo pelo meu email.

*******

E finalizando este artigo, de suma importância, segue uma mensagem sobre esta temática, para representar a necessidade, gravidade e importância do culto do Evangelho no Lar:


"CULTO CRISTÃO NO LAR"

O culto do Evangelho no lar não é uma inovação. É uma necessidade em toda parte onde o Cristianismo lance raízes de aperfeiçoamento e sublimação. A Boa-Nova seguiu da Manjedoura para as praças públicas e avançou da casa humilde de Simão Pedro para a glorificação no Pentecostes. A palavra do Senhor soou, primeiramente, sob o teto simples de Nazaré e, certo, se fará ouvir, de novo, por nosso intermédio, antes de tudo, no círculo dos nossos familiares e afeiçoados, com os quais devemos atender às obrigações que nos competem no tempo.

Quando o ensinamento do Mestre vibre entre as quatro paredes de um templo doméstico, os pequeninos sacrifícios tecem a felicidade comum.

A observação impensada é ouvida sem revolta.

A calúnia é isolada no algodão do silêncio.

A enfermidade é recebida com calma.

O erro alheio encontra compaixão.

A maldade não encontra brechas para insinuar-se.

E aí, dentro desse paraíso que alguns já estão edificando, a benefício deles e dos outros, o estímulo é um cântico de solidariedade incessante, a bondade é uma fonte inexaurível de paz e entendimento, a gentileza é inspiração de todas as horas, o sorriso é a sombra de cada um e a palavra permanece revestida de luz, vinculada ao amor que o Amigo Celeste nos legou.

Somente depois da experiência evangélica do lar, o coração está realmente habilitado para distribuir o pão divino da Boa-Nova, junto da multidão, embora devamos o esclarecimento amigo e o conselho santificante aos companheiros da romagem humana, em todas as circunstâncias.

Não olvidemos, assim, os impositivos da aplicação com o Cristo, no santuário familiar, onde nos cabe o exemplo de paciência, compreensão, fraternidade, serviço, fé e bom ânimo, sob o reinado legítimo do amor, porque, estudando a Palavra do Céu em quatro Evangelhos, que constituem o Testamento da Luz, somos, cada um de nós, o quinto Evangelho inacabado, mas vivo e atuante, que estamos escrevendo com os próprios testemunhos, a fim de que a nossa vida seja uma revelação de Jesus, aberta ao olhar e à apreciação de todos, sem necessidade de utilizarmos muitas palavras na advertência ou na pregação.

Emmanuel / Chico Xavier
(Postagem retirada do blog - Espiritismo - O Consolador Prometido)


quarta-feira, 25 de agosto de 2010


Teu Livro
A existência na Terra é um livro que estás escrevendo ...

Cada dia é uma página. Cada hora é uma afirmação de tua personalidade, através das pessoas e das situações que te buscam.

Não menosprezes o ensejo de criar uma epopéia de amor em torno de teu nome.

As boas obras são frases de luz que endereças à Humanidade inteira.

Em cada resposta aos outros, em cada gesto para com os semelhantes, em cada manifestação dos teus pontos de vista e em cada demonstração de tua alma, grafas com tinta perene, a história de tua passagem.


Nas impressões que produzes, ergue-se o livro dos teus testemunhos.


A morte é a grande colecionadora que recolherá as folhas esparsas de tua biografia, gravada por ti mesmo, nas vidas que te rodeiam.


Não desprezes a companhia da indulgência, através da senha que o Senhor te deu a trilhar.


Faze uma área de amor ao redor do próprio coração, porque só o amor é suficientemente forte e sábio para orientar-te a escritura individual, convertendo-a em compêndio de auxilio e esperança para quantos te seguem os passos.


Vive com Jesus, na intimidade do coração, não te afastes d'Ele em tuas ações de cada dia e o livro de tua vida converter-se-á num poema de felicidades e num tesouro de bênçãos.


(Mãos Unidas, Emmanuel/Chico Xavier)

sábado, 21 de agosto de 2010


Motivação para o Seu Dia
(Aristóteles Onassis)

Hoje acordei para vencer.
A auto-mensagem positiva logo pela manhã,
é um estímulo que pode mudar seu humor,
fortalecer sua auto-confiança e,
pensando positivamente,
você reunirá força para vencer os obstáculos.

Não deixe que nada afete seu estado de espírito.
Envolva-se pela música: cante e ouça.

Comece a sorrir mais cedo.
Ao invés de reclamar quando o relógio despertar,
agradeça a Deus pela oportunidade
de acordar mais um dia.

O bom humor é contagiante; espalhe-o.
Fale de coisas boas, de saúde, de sonhos,
com quem você encontrar.
Não se lamente, ajude-se
e também ajude as outras pessoas a perceberem
o que há de bom dentro delas mesmas.

Não viva emoções mornas e vazias.
Cultive seu interior,
extraia o máximo das pequenas coisas.
Seja transparente e deixe que as pessoas saibam
que você as estima e precisa delas.

Repense seus valores e dê a si mesmo a chance
de crescer e ser mais feliz.
Tudo o que merece ser feito merece ser bem feito.
Torne suas obrigações atraentes,
tenha garra e determinação.
Mude, opine, ame o que você faz.

Não trabalhe só por dinheiro e sim,
pela satisfação da "missão cumprida".
Lembre-se: nem todos têm a mesma oportunidade.
Pense no melhor e espere pelo melhor.
Transforme seus momentos difíceis
em oportunidades.

Seja criativo, buscando alternativas e
apresentando soluções ao invés de problemas.
Veja o lado positivo das coisas e,
assim, você tornará seu otimismo uma realidade.

Não inveje, admire!
Seja entusiasta com o sucesso alheio
como seria com o seu próprio.
Idealize um modelo de competência
e faça a sua auto-avaliação para saber o que
ainda lhe falta para chegar lá.

Ocupe o seu tempo crescendo,
desenvolvendo sua habilidade e seu talento.
Só assim não terá tempo para criticar os outros.
Não acumule fracassos e sim experiências.
Tire proveito de seus erros
e amplie seus conhecimentos.
Dimensione seus problemas
e não se deixe abater por eles.

Você pode tudo o que quiser.
Perdoe.
Seja grande para os aborrecimentos,
nobre para a raiva, forte para vencer o medo
e feliz para permitir a presença
de momentos infelizes.

Não viva só para o seu trabalho.
Tenha outras atividades paralelas,
como os esportes e a leitura.
Cultive amigos.
O trabalho é uma das contribuições que damos
para a vida, mas não devemos jogar nele
todas as nossas expectativas e realizações.

Finalmente, ria das coisas à sua volta,
ria de seus problemas, de seus erros, ria da vida.

"Começamos a ser felizes quando temos
capacidade de rir de nós mesmos."

sábado, 14 de agosto de 2010


TROVOADAS E CHUVAS

Os fenômenos da Natureza são dignos de serem analisados em todas as suas expressões e,
para conhecê-los, os canais a serem seguidos são aqueles que o Evangelho indica usando
os processos do amor.


A alma está ligada a Deus, seu Criador e, para tanto, existem leis regulando a própria vida.

Quando obedecidas, a harmonia se faz sem competição com outras forças:
se fomos feitos para o amor, o dever maior é amar
;
se a caridade é o clima da vida maior, o nosso caminho é ela
;
se o perdão nos ajusta a paz, por que não perdoar?

Nessas linhas de vida, encontraremos uma visão mais ampla, de maneira que poderemos
observar com mais verdade a própria natureza que nos cerca. Jesus foi um mestre nesses ensinamentos, deixando para a humanidade conceitos luminosos, para o bem-estar de
todas
as criaturas.

Falemos de uma dessas bênçãos de Deus, por intermédio das chuvas e trovoadas.

A água é, pois, o elemento divino que nos dá mais vida e nos faz alcançar mais esperança.

Ela se encontra em tudo na face da Terra: nos minerais, nos vegetais - com abundância -

nos animais, nos homens, na atmosfera que todos respiram e até a luz dá notícia desse
milagroso líquido.

A água deve ser usada com carinho; mesmo no banho diário, em se fazendo uma
oportunidade
para a saúde, deve você trabalhar com os pensamentos, visualizando fluidos envolvidos na água, que caem em seu corpo, sem esquecer a alegria e a confiança em Deus
e nos Seus agentes, que
operam em todas as circunstâncias.

As trovoadas, que por vezes anunciam as chuvas, descarregam a atmosfera pesada dos miasmas
magnéticos dos animais de todos os tipos, que se acomodam no ar e viajam em
suas asas, atingindo todas as coisas.

Os relâmpagos educam certas castas de espíritos, que dormem na natureza, em busca de oportunidades para se ligarem às criaturas, pelos processos de sintonia.

Eles temem tanto o barulho quanto a energia elétrica que emana dos trovões. E, em muitos casos, os benfeitores da natureza usam esses momentos para recolhê-los a lugares determinados pela justiça de Deus, onde muitos deles acordam para as tarefas morais recomendadas pelo Evangelho de Nosso Senhor.


Nada existe de errado na natureza; ela, como já dissemos, alhures é um livro de Deus, que deveremos estudar todos os dias, esforçando-nos para compreendê-lo na sua estrutura divina
e humana.


Quantos de nós, no plano espiritual, ficamos centenas de anos em observação deste campo imenso de vida, como instrutores que vêm do mais alto para nos ajudar a compreender as belezas imortais das repartições na natureza e suas leis!


Para nós, é uma grande alegria aprender a usar essas possibilidades em favor dos que sofrem, na orientação dos que desejam aprender, para beneficiá-los, onde quer que seja.

As águas que se acomodam no seio da Terra têm uma grande missão de colher dela o magnetismo solar e, sendo usada pelos homens, extraída dos poços ou colhida nos rios, oferecer-lhes esse medicamento natural, pela alegria dos agentes de Deus.


Elas sobem em forma de chuvas, limpando a atmosfera depois das trovoadas, como se fosse
a vassoura fina, limpando todas as impurezas, para que os viventes respirem mais felizes.

Já observou você quanto é bom respirar a atmosfera, depois de uma descarga elétrica das trovoadas, seguida de pesada chuva?

A chuva nem sempre é lembrada, nas suas benfeitorias, porque não é vendida e poucos são
os
que dela falam, mostrando coisas que faz, por vezes imprestáveis, outras trazendo grandes benefícios para toda a Terra.

Passemos a agradecer à Deus pelas chuvas e trovoadas e confiemos, pois esses processos são canais por onde Deus opera maravilhas. O Senhor não se esquece de Seus filhos, procurando ajudá-los por todos os meios, e usa ainda Seus filhos maiores, para conforto e paz dos menores.

A água é divina; ela percorre todos os lugares, viaja por todos os espaços, e não deixa de percorrer as entranhas da terra, com a missão de estabilizar, enriquecendo a própria vida das coisas, dos animais e dos homens.

Não escolhe a quem ajudar; o seu amor está na freqüência da universalidade e a sua caridade é movida por esse amor de Deus.


(Kahena, psicografia de João Nunes Maia, do Livro: Canção da Natureza)

quinta-feira, 12 de agosto de 2010


Gentilezas diárias

A vida é repleta de pequenas gentilezas, tão sutis quanto marcantes no nosso cotidiano.

O jardim florido oferece um colorido para a paisagem, o sol empresta suas cores para o céu antes
de se pôr, a borboleta ensina suavidade e leveza para quem acompanha seu vôo.

A gentileza tem essa característica: sutil mas marcante, silenciosa mas ao mesmo tempo eloqüente, discreta e contundente.

O portador da gentileza o faz pelo prazer de colorir a vida do próximo com suavidade, para perfurmar o caminho alheio, com brisa suave que refresca a alma.

A gentileza tem o poder de roubar sorrisos, quebrar cenhos carregados ou aliviar o peso de ombros cansados pelas fainas diárias.

E ela se faz silenciosa, algumas vezes tímida, inesperada na maioria das vezes, surpreendendo quem a recebe.

A gentileza não se pede, muito menos se exige... É presente de almas nobres, presenteando outras almas, pelo simples prazer de fazer o dia do outro um pouco mais leve.

Você, já experimentou o prazer de ser gentil?
Experimente oferecer o seu bom dia a quem encontrar no ponto de ônibus, no elevador ou no caixa do supermercado.

Mas não o faça com palavras saindo da boca quase que por obrigação. Deseje de sua alma, com olhos iluminados e o sorriso de quem deseja realmente um dia bom, para quem compartilha alguns minutos de sua vida.

A gentileza é capaz de retribuir com nobreza quando alguém fura a fila no supermercado ou no banco, com a sabedoria de que alguns breves minutos não farão diferença na sua vida.

Esquecemos que alguns segundos no trânsito, oferecendo a passagem para outro carro, ou permitindo ao pedestre terminar de atravessar a rua, não nos fará diferença, mas facilitará
muito a vida do outro.

E algumas vezes, dentro do lar, a convivência nos faz esquecer que ser gentil tempera as relações e adoça o caminhar.

E nada disso somos obrigados a fazer, mas quando fazemos, toda a diferença se faz sentir...

A gentileza se faz presente quando conseguimos esquecer de nós mesmos por um instante para lembrar do próximo. Quando abrimos mão de nós em favor do outro, por um pequeno momento,
a gentileza encontra oportunidade de agir.

Ninguém focado em si mesmo, mergulhado no seu egoísmo, encontra oportunidade de ser gentil.
Porque, para ser gentil, é fundamental olhar para o próximo, se colocar no lugar do próximo, e se sensibilizar com a possibilidade de amenizar a vida do nosso próximo.

Se não é seu hábito, exercite a capacidade de olhar para o próximo com o olhar da gentileza. Ofereça à vida esses pequenos presentes, espalhando aqui e acolá a suavidade de ser gentil.

E quando você menos esperar, irá descobrir que semear flores ao caminhar, irá fazer você, mais cedo ou mais tarde, caminhar por estradas floridas e perfumadas pela gentileza que a própria vida irá lhe oferecer.

(Autoria Desconhecida)

domingo, 8 de agosto de 2010



Tuas Plantas


Em tua casa devem existir plantas.

Elas são benfeitoras que sempre operam em silêncio, ajudando na sustentação da vida.
Sejam elas quais forem, são como um laboratório que transforma, dando-nos durante o

dia o oxigênio puro, capaz de nos alegrar quando respirado, mantendo o ritmo orgânico e conduzindo a energia divina para o sistema mais apurado do mundo, onde nascem as idéias.

Cuida bem de tuas plantas pois elas são a manifestação de vida, reconhecendo e devolvendo
o amor que recebem da afetuosidade humana. Ainda mais, se observadas com entendimento,
as árvores nos ensinam sem palavras como manter a Economia em casa: não absorvem nada sem necessidade e não são dadas ao desperdício; as doenças que sofrem, quando sofrem, são devidas ao gás carbônico que tiram da atmosfera durante o dia, imantado de magnetismo humano inferior, que transformam em bênçãos para o próprio homem.

Que dizes disso?
É o perdão de nossas ofensas, pois as maltratamos e elas nos doam saúde e vida por todos os
meios de que o Senhor as dotou.

As plantas não exigem nada de nós; apenas vivem com um pouco de água - que por vezes
teríamos que jogar fora - e não descansam um só segundo que seja, em operação constante
para o bem da coletividade.


Mesmo depois de mortas elas continuam a beneficiar a humanidade, como remédio e como
utensílios. Todos os lares usam delas para o bem-estar dos que ocupam a casa. O reino vegetal
é divino, onde as bênçãos do Senhor são sempre renovadas para ajudar a humanidade.

Se o nosso tema é Economia, entremos na escola das plantas com os sentimentos já despertados
em nós, copiando-lhes o exemplo, que nada nos faltará.

Sejamos felizes com a felicidade da natureza , comungando com a harmonia da vida e aprendamos com o Evangelho a respeitar tudo o que nos cerca.

A tua felicidade depende do respeito às leis de Deus; enquanto falhar em teus sentimentos a
compreensão, sofrerás as conseqüências de teus desacertos.

Meu filho!... Mesmo ganhando pouco, pelas lutas que tens de enfrentar, se compreenderes
as
leis do uso, nada vai faltar. O cumprimento do dever faz multiplicar todos os valores que
se
aproximam de tua casa e de ti. É necessário que entendas que a Economia cristã não é miserabilidade, nem egoísmo; é sómente gastar o de que precisas, sem o desperdício tão comum nesta época.

Quem amontoa demais, acaba sufocado nos seus pertences e os esbanjadores estão plantando
faltas que o futuro mostrará. O pecúlio no lar, na ordem divina do termo, é alegria para a consciência e paz para o coração.

Um lar não pode deixar de entender esta verdade, porque Deus não é Deus dos extremos;

Ele está no centro de tudo, para que nasça o sol da brandura e da fraternidade em todos os
corações.

A Economia é um dever, não sómente do homem, mas de toda a criação; ela é equilíbrio da vida que se manifesta em muitas dimensões.


Vejamos um sinal dos mais visíveis em uma casa:
se comeres demais, o corpo adoecerá; se deixares faltar o necessário, ele igualmente se enfermerá.

Quando falamos de poupança, falamos no ponto de equilíbrio de todas as funções orgânicas e sociais, políticas e religiosas e de vida espiritual.

Podes receber lições dentro de tua casa, através de tuas plantas.

(do livro: Tua Casa, pelo espírito de Ayrtes e João Nunes Maia)

sexta-feira, 6 de agosto de 2010


Cultivar o Solo Íntimo

Observe a plantação.

O terreno é fértil,
mas é preciso plantar.
A colheita surge de acordo com o plantio.

É necessário o suor do lavrador e aguardar o tempo certo.


Assim também acontece com você.

Seu coração é o terreno.
Mas você tem que plantar.
A sua semente transforma-se em frutos.

Esforce-se.


Os seus bons pensamentos e as suas boas obras são a semente.

Espere.
Semeie o bem.
Ele voltará em forma de abundante alegria.

Cultivar o solo íntimo com sementes de bondade,
é sempre colheita segura de felicidade.

(autoria desconhecida)


quinta-feira, 5 de agosto de 2010


Pacto com a felicidade

De hoje em diante, todos os dias ao acordar, direi:
Eu hoje vou ser Feliz!

Vou lembrar de agradecer ao sol pelo seu calor e luminosidade,
sentirei que estou vivendo, respirando.

Posso desfrutar de todos os recursos da natureza gratuitamente.
Não preciso comprar o canto dos pássaros, nem o murmúrio das ondas do mar.

Lembrarei de sentir a beleza das árvores, das flores.
Vou sorrir mais, sempre que puder.
Vou cultivar mais amizades e neutralizar as inimizades.

Não vou julgar os atos dos meus semelhantes ou companheiros.
Vou aprimorar os meus.
Lembrarei de ligar para alguém, para dizer que estou com saudades!

Reservarei minutos de silêncio, para ter a oportunidade de ouvir.
Não vou lamentar nem amargar as injustiças.

Vou pensar no que posso fazer para diminuir seus efeitos.
Terei sempre em mente que um minuto passado, não volta mais,
vou viver todos os minutos proveitosamente.

Não vou sofrer por antecipação prevendo futuros incertos, nem com atraso,
lembrando de coisas sobre as quais não tenho mais ação.

Não vou pensar no que não tenho e que gostaria de ter,
mas em como posso ser feliz com o que possuo.
E o maior bem que possuo é a própria vida.

Vou lembrar de ler uma poesia e de ouvir uma canção, vou dedicá-las a alguém.
Vou fazer alguma coisa para alguém, sem esperar nada em troca,
apenas pelo prazer de ver alguém sorrir.

Vou lembrar que existe alguém que me quer bem.
Vou dedicar uns minutos de pensamento para os que já se foram,
para que saibam que serão sempre uma doce lembrança,
até que venhamos a nos encontrar outra vez.

Vou procurar dar um pouco de alegria para alguém,
especialmente quando sentir que a tristeza e o desânimo
querem se aproximar.

E quando a noite chegar, vou olhar o céu,
para as estrelas e para o luar e agradecer a Deus,

porque hoje eu fui feliz!