sexta-feira, 27 de agosto de 2010



O EVANGELHO NO LAR


"Porque onde estiverem reunidos em meu nome, lá estarei presente." Jesus. (Mateus, 18:20.)

- O que é o Evangelho no Lar?

Evangelho no Lar é uma reunião realizada em um determinado dia e hora da semana, previamente agendado, para uma troca de idéias e experiências sobre os ensinamentos de Jesus, na visão Espírita, em proveito do nosso próprio esclarecimento e do equilíbrio e harmonização espiritual no lar.

É uma prática Cristã que a Doutrina Espírita recomenda, como sendo recurso poderoso contra a obsessão, de grande alcance na limpeza e higiene espiritual do lar, auxilia no auto-descobrimento da criatura humana, leva-nos a uma análise, a uma reflexão sobre a nossa conduta existencial, tendo como referencial o Mestre Incomparável - Jesus, o Modelo e Guia para toda a humanidade, conforme questão 625, de O Livro dos Espíritos.

É um canal de comunicação com Jesus e sintonia com os bons espíritos.

Fazer o Evangelho no Lar, é trazer Jesus para o convívio doméstico.

- Como fazer o Evangelho no Lar?

Primeiramente você deve definir o dia da semana e a hora para esta atividade. Essa definição deve ser muito bem planejada, para que possa ser seguida com muita disciplina e comprometimento da nossa parte. Exemplo: fazer o Evangelho no Lar, todos os domingos, às 20:30 h, pois, sei que neste dia e nesta hora eu sempre estou em casa, raramente terei compromisso, portanto, não corro o risco de haver imprevistos que me impeçam de me dedicar ao estudo. A frequência pode ser de uma vez na semana.

- Participantes:

Podem e devem participar os seus familiares e amigos, respeitando sempre o direito de cada um em querer ou não participar. Em último caso você também pode fazer sozinho, o importante é realizar o estudo buscando a verdade que consola e liberta.

As crianças também podem participar, mas neste caso, devemos sempre observar o vocabulário utilizado para que elas possam entender o que vamos ler ou falar.

- Duração:

O tempo pode variar de 15 até 30 minutos de duração, mais de 30 minutos o estudo pode se tornar cansativo.

- Roteiro:

Prece inicial: Inicia-se com uma simples e espontânea prece, sem a preocupação de fazer orações decoradas, muito extensas, em que o coração e os sentimentos não participam. Deve ser uma prece do coração e não dos lábios. Deve-se elevar o pensamento até Deus, até Jesus, aos bons espíritos, podemos emendá-la na oração do Pai Nosso.

Exemplo: Senhor Jesus, estamos aqui reunidos em Teu nome, para o estudo dos teus ensinamentos, das Tuas lições de vida, conforme exposto no Evangelho Segundo o Espiritismo, permita que o bons espíritos nos auxiliem na compreensão e assimilação dos ensinamentos e que eles nos protejam. Pai nosso que estais nos céus...

Após a prece pode-se ler uma pequena mensagem de reflexão, como as mensagens dos livros: Minuto de Sabedoria, Pão Nosso, Fonte Viva, Jesus no Lar, etc.

Leitura: Fazer a leitura de um pequeno trecho da obra O Evangelho Segundo o Espiritismo, com a voz em timbre normal, de forma clara, para que todos possam entender.

O livro poderá ser aberto ao acaso ou ser estudado seqüencialmente.

Comentários: Os comentários devem ser breves, com a participação de todos, preferencialmente, onde cada um expõe o que entendeu da leitura, com simplicidade, sem fugir do assunto e nem se alongar muito.

Encerramento: A prece de encerramento deverá seguir a mesma orientação da prece inicial, ou seja, deve ser simples e espontânea. Este momento deve ser principalmente o de agradecimento pela oportunidade de estudar o Evangelho de Jesus na visão Espírita, oportunidade que temos de buscar os recursos necessários à nossa reforma íntima, agradecer pela vida, por nossa existência, por tudo que nós temos e pelo que somos.

Não podemos em hipótese alguma nos esquecer dos nossos irmãos aflitos e sobrecarregados, e devemos, em um ato de caridade Cristã vibrar por eles. Vibrar é doar, e todos nós temos algo de bom a dar em favor do próximo: um bom pensamento, uma palavra de carinho, um sentimento de bem que enviamos é doação, é caridade. A importância da vibração está no impulso mental que é dado, na vontade firme e sincera de querer ajudar, na dedicação e amor aos semelhantes e no poder da fé ardente e confiante na ajuda da Divina Providência.

Exemplo: Senhor Jesus, nós queremos Te agradecer, Divino Amigo, pela oportunidade que a vida nos concedeu hoje de estudarmos o teu Evangelho à luz do Espiritismo. Queremos te agradecer a vida, a nossa existência, e pedimos Senhor, por todos os nossos irmãos aflitos, sobrecarregados, tristes, que estão sofrendo, enfrentando as provas e expiações existenciais. Rogamos por todas as crianças, os jovens, as mulheres, os homens, os idosos. Os nossos irmãos que não têm um lar, uma família, que estão nas ruas, os doentes do corpo e do espírito, os famintos, os sedentos, os desempregados. Pedimos pelos homens públicos, autoridades, políticos, governantes. Os que estão internados nos hospitais, retidos nos presídios. Jesus (podemos citar o nome de pessoas que estejam em dificuldades) ajuda a fulano de tal que passa por um grave problema. Se o problema não puder ser solucionado, que ele esteja amparado pelos bons espíritos para enfrentar a situação de cabeça erguida, com coragem, resignação e fé. Pai nosso que estais nos céus...

- Recomendações:

1- Não deve haver qualquer tipo de manifestação mediúnica durante o estudo, pois, o nosso lar, a nossa residência não é o local adequado para essas atividades;

2- Pode-se colocar no local onde será realizado o estudo, na mesa, por exemplo, uma jarra com água limpa, pedindo na prece de encerramento, aos bons espíritos, para que ela seja fluidificada. Ao final reparte-se a água entre os participantes. Sobrando água na jarra, pode-se deixar guardada para ir tomando ao longo da semana;

3- A presença de visitas, não deve ser motivo para suspender o estudo. Neste caso explica-se a visita o que é o Evangelho no Lar, seus objetivos, propósitos e convidamos para que eles participem concosco, respeitando obviamente, o direito de não aceitarem o convite, porém, neste caso, a visita deverá esperar o final do estudo para partilharem da nossa presença;

4- Para auxiliar na concentração e harmonização da casa, e a própria concentração das pessoas envolvidas, recomenda-se desligar a TV pelo menos uns 10 minutos antes do início do estudo e, se possível, colocar um CD de música clássica, ou instrumental, desde que a música seja calma, suave e tranquilizante, em um volume adequado, nem muito alto, nem muito baixo;

5- Nas obras que integram a chamada coleção Nosso Lar, ditadas pelo espírito André Luiz, psicografadas pelo médium Chico Xavier, encontraremos o relato emocionante de como essa atividade é vista e sentida pelo espíritos em geral, a sua importância e abrangência. Os bons espíritos chegam na nossa casa muito antes do início do estudo, para começarem os preparativos necessários na ambiência espiritual: proteção espiritual do lar, harmonização do ambiente, etc. Essa é uma das razões do porque precisamos definir o dia e a hora do estudo, e preferencialmente não cancelar ou transferir os dias, pois, a espiritualidade também precisa se organizar.

Havendo dúvidas, podem entrar em contato comigo pelo meu email.

*******

E finalizando este artigo, de suma importância, segue uma mensagem sobre esta temática, para representar a necessidade, gravidade e importância do culto do Evangelho no Lar:


"CULTO CRISTÃO NO LAR"

O culto do Evangelho no lar não é uma inovação. É uma necessidade em toda parte onde o Cristianismo lance raízes de aperfeiçoamento e sublimação. A Boa-Nova seguiu da Manjedoura para as praças públicas e avançou da casa humilde de Simão Pedro para a glorificação no Pentecostes. A palavra do Senhor soou, primeiramente, sob o teto simples de Nazaré e, certo, se fará ouvir, de novo, por nosso intermédio, antes de tudo, no círculo dos nossos familiares e afeiçoados, com os quais devemos atender às obrigações que nos competem no tempo.

Quando o ensinamento do Mestre vibre entre as quatro paredes de um templo doméstico, os pequeninos sacrifícios tecem a felicidade comum.

A observação impensada é ouvida sem revolta.

A calúnia é isolada no algodão do silêncio.

A enfermidade é recebida com calma.

O erro alheio encontra compaixão.

A maldade não encontra brechas para insinuar-se.

E aí, dentro desse paraíso que alguns já estão edificando, a benefício deles e dos outros, o estímulo é um cântico de solidariedade incessante, a bondade é uma fonte inexaurível de paz e entendimento, a gentileza é inspiração de todas as horas, o sorriso é a sombra de cada um e a palavra permanece revestida de luz, vinculada ao amor que o Amigo Celeste nos legou.

Somente depois da experiência evangélica do lar, o coração está realmente habilitado para distribuir o pão divino da Boa-Nova, junto da multidão, embora devamos o esclarecimento amigo e o conselho santificante aos companheiros da romagem humana, em todas as circunstâncias.

Não olvidemos, assim, os impositivos da aplicação com o Cristo, no santuário familiar, onde nos cabe o exemplo de paciência, compreensão, fraternidade, serviço, fé e bom ânimo, sob o reinado legítimo do amor, porque, estudando a Palavra do Céu em quatro Evangelhos, que constituem o Testamento da Luz, somos, cada um de nós, o quinto Evangelho inacabado, mas vivo e atuante, que estamos escrevendo com os próprios testemunhos, a fim de que a nossa vida seja uma revelação de Jesus, aberta ao olhar e à apreciação de todos, sem necessidade de utilizarmos muitas palavras na advertência ou na pregação.

Emmanuel / Chico Xavier
(Postagem retirada do blog - Espiritismo - O Consolador Prometido)


Nenhum comentário:

Postar um comentário