domingo, 30 de junho de 2013

Filhos Diferentes



Filhos Diferentes


O Espiritismo nos orienta sobre tão grave problema. Quantos pais sofrem a dor de um filho difícil, apesar de orientá-lo com o maior carinho e dedicação. Nem sempre os Espíritos que encarnam numa mesma família são Espíritos simpáticos, ligados por relações anteriores, que se traduzem pela afeição durante a vida terrena. Mas, pode acontecer que esses Espíritos sejam completamente estranhos uns para os outros, separados por antipatias igualmente anteriores.

Emanuel transmite ao médium Francisco C. Xavier mensagem sobre essa temática de rara beleza e profundidade: Filhos diferentes.

Provavelmente, conhecê-los-ás no mais íntimo da alma. Os filhos diferentes. Conseguistes instruir os outros. Encaminhá-los para o bem com facilidade. Mas, encontraste aquele que não se afina com os teus ideais. É um filho que não se erige à altura do padrão doméstico a que te elevaste, ou uma filha que te desmente a esperança.

É possível hajas verificado a desvantagem quando já existe enorme distância do ente querido à harmonia familiar. Percebeste-lhe as falhas com a surpresa do cultivador, quando identifica uma planta de bela aparência que a praga carcome, ou com desencanto de quem vê repentinamente comprometida a empresa levantada à custa dos sonhos e canseiras de muitos anos.

Quando te observes, perante um filho diferente, não te permitas inclinar o coração ao desespero ou à amargura. Ora pede luz para o entendimento.

O Senhor te fará reconhecer-te à frente do companheiro ou da companheira de outras existências terrestre, que o tempo ocultou e que a Lei te oferece de novo à presença para que a tua obra de amor seja devidamente completada.

Jamais erga a voz para acusar o filho problema, conquanto nem sempre lhe possas elogiar a conduta. Longe ou perto dele, segundo as circunstâncias do plano físico, ampara-o com a tua prece, estendendo-lhe apoio e inspiração pelas vias da alma.

Embora no dever de corrigi-lo ainda mesmo quando não te compreenda ou te evite o passo, abençoa-o quantas vezes se fizerem precisas, ensinando-lhe outra vez o caminho da retidão e da obediência, selecionando para isso as melhores palavras que as lutas da vida te hajam gravando no sentimento. Ninguém te pode penetrar a angústia e o enternecimento de pai ou mãe, junto dos filhos que se fizeram enigmas; à vista disso, é natural que muitas vezes o teu procedimento diante deles aspectos de exceção. Auxilia-os sempre e, mesmo nos dias em que a saraivada de críticas humanas te assedie a cabeça, conchega-os mais brandamente ao regaço de teu espírito; sem que o verbo humano consiga expressar as sensações de teu amor ou de tua dor, ante um filho diferente, sabes, no imo da alma, que ele significa o mais alto encontro marcado entre a tua esperança e a bondade de Deus.

Ana Gaspar

Bibliografia
Evangelho Segundo o Espiritismo capítulo 14- item 8
Revista- “ Reformador” maio, 1966- Filhos Diferentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário