sábado, 14 de dezembro de 2013

Dia de São Nicolau




Quando criança, meus pais em 06 de dezembro, festejavam o Dia de São Nicolau, atiravam pela janela da sala, pequenos mimos, guloseimas, presentinhos, anunciando a chegada da época de Natal. Nós nos assustávamos com o barulho, mas depois era só alegria porque Papai e Mamãe diziam - crianças é São Nicolau, passando e avisando que está próximo o dia de Natal...   Boa lembrança!!!

***

São Nicolau inspirou essa figura mítica natalina. Ele viveu na Lycia, província da planície de Anatolia, no sudoeste da costa da Ásia Menor, lugar onde hoje fica a Turquia. Ele nasceu no ano 350 d.C. e viajou pelo Egito e pela Palestina quando jovem. Na Palestina, tornou-se bispo. Sua generosidade é ilustrada por diversas lendas, sendo que a mais conhecida é a de que ele, para salvar as três filhas de um homem pobre de viver da prostituição, jogou bolsas com ouro pela janela da casa da família, dando assim um bom dote para as garotas, que conseguiram bons casamentos. Ele é o santo patrono da Rússia e da Grécia. É também patrono das crianças e dos marinheiros.

As igrejas protestantes alemãs passaram a associar sua imagem às festas natalinas, ligando-o à troca de presentes do dia 6 de dezembro, que passou a ser conhecido como Dia de São Nicolau. Com a popularidade crescente do Natal, a lenda de São Nicolau foi ficando cada vez mais conhecida. Em 1822, o poema "A Visit from St. Nicholas", de Clement C. Moore, retratava Papai Noel em um trenó, puxado por oito renas, um transporte largamente usado na Escandinávia. Em 1866, Thomas Nast desenhou para a revista Harper's Weekly a figura do Papai Noel, que é a que conhecemos hoje: um velhinho gorducho, barbudo, usando roupa vermelha e carregando um saco de presentes nas costas.

O dia de S. Nicolau era originalmente celebrado no dia 6 de Dezembro, sendo este o dia em que se recebiam os presentes. Contudo, depois da reforma, os protestantes germânicos decidiram dar especial atenção a ChristKindl, ou seja, ao Menino Jesus, transformando-o no “distribuidor” de presentes e transferindo a entrega de presentes para a Sua festa a 25 de Dezembro. Quando a tradição de S. Nicolau prevaleceu, esta ficou colocada no próprio dia de Natal. Assim, o dia 25 de Dezembro passou a englobar o Natal e o dia de S. Nicolau. Contudo, em 1969, devido à vida do santo estar escassamente documentada, o Papa Paulo VI ordenou que a festa de S. Nicolau fosse retirada do Calendário Oficial Católico Romano.

Mesmo assim, todos os anos, na época de Natal, em muitas partes do mundo, anúncios, cartões de boas festas, decorações sazonais e a presença de pessoas vestidas de Pai Natal documentam a moderna lenda do Santa Claus (contracção de Santus Nicholaus). Crianças de todo o Mundo escrevem cartas ao Pai Natal, nas quais dizem quais são os seus desejos, e, na noite de Natal, algumas deixam-lhe comida e bebida para uma rápida merenda.



Fonte: Sintonia Moral

Nenhum comentário:

Postar um comentário