sábado, 3 de janeiro de 2015

Convite a Reforma




Arrumei a casa.
Limpei todo o pó.
Abri as janelas e deixei o sol entrar.
Limpei as cortinas que me esconde do externo.
Dei destino novo as coisas velhas e aquelas que estavam paradas sem uso algum.
Troquei tudo que era antigo colocando no lugar novas idéias.


Não me conformei. 
Ainda não estava bom, decidi reformar a sala e os móveis.
Coloquei quadros na parede.
Preenchi espaços vazios.
Coloquei flores nos jarros, plantei outras no jardim.
Adubei. Semeei. Reguei.


Cuidei do corpo e da mente. Fui ao médico.
Mudei.
Preparei o melhor prato o mais delicioso e do agrado Dele e esperei Sua vinda.
Mesa farta e próspera. Estava feliz e confiante.
Passaram horas, dias, meses, anos. E nada.
Não veio.


Mesmo assim nunca desisti.
Continuei arrumando a casa.
Movendo-a para outros horizontes.
Alcancei a maioria dos objetivos.
Porém o que mais almejava era a companhia Dele.
Refleti os passos dados.


Durante todo esse tempo sempre permaneci acreditando na força da renovação. 
É válida.
Busquei ajuda para saber em que falhei.
Fiz algo de errado? Ou faltou algum detalhe?
A resposta veio.
Faltava o essencial para a REFORMA íntima. 


Não conseguia fazer direito por não conhecê-la. 
Achava que a exercitava em sua plenitude.
Simplesmente esqueci a maior de todas as atitudes.
Realizei reformas internas e externas bem sucedidas.
Mas durante esse tempo só cuidei de mim.


Esqueci de convidar os amigos, os familiares, 
ao estranho que passa no meu caminho, para juntos reformarmos a casa.
Esqueci talvez por ignorância, 
a compartilhar minhas dores minhas derrotas ou minhas vitórias. 
Muito mais ainda, esqueci-me de ouvir o outro e ter-lhe compaixão.


Adicionei pitadas de egoísmo, orgulho e vaidade.
No alimento faltava um importante ingrediente.
E na reforma rompi o alicerce.
Esqueci da tão falada Senhora CARIDADE.
Importante detalhe para agradar Quem eu esperava.
Sem ela simplesmente fechei a porta para Deus entrar em minha casa.


Mas ao despertar compreendi o sentido da vida.
Descobri que Ele não precisa de meus presentes.
Deus já tem tudo.
Dá-nos oportunidades de crescimento.
Aprendi a buscar e fazer a minha parte lembrando que 
nada disso tem significado quando faço só por mim.


Não posso decidir pelo outro. Cabe a cada um seguir adiante.
Mas posso compartilhar o conhecimento e o pão com o semelhante.
Com esse convite de propagar o bem.
Caminhando, ensinando e também aprendendo com o próximo.
Porque essa é a sábia Lei do amor.


Desde quando aprendi o sentido das palavras do amado Jesus.
Ensinou-me como chegar ao PAI.
Por isso que nunca mais esquecerei que a reforma íntima começa 
com o amor próprio e ao irmão.
Levou-me ao verdadeiro sentido da mudança.


Hoje a casa está cheia de luz porque aprendi como aprimorar-me.
Por isso digo: Hoje e sempre é dia do Senhor. 
Tudo porque olhei para o lado e vi irmãos que são iguais a mim, 
que também estão - assim como eu - aprendendo a serem felizes.
Ele chegou, entrou e ficou.


Texto de Almirian Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário