quarta-feira, 9 de junho de 2010

A Importância de ser você mesmo

Certo dia um Samurai, que era um guerreiro muito orgulhoso, veio ver um Mestre Zen.

Embora fosse muito famoso, ao olhar o Mestre, sua beleza e o encanto daquele momento, o Samurai sentiu-se repentinamente muito inferior.

Ele então disse ao Mestre:
- Por que estou me sentindo inferior? Apenas um momento atrás, tudo estava bem. Quando aqui entrei subitamente me senti inferior e jamais me senti assim antes. Encarei a morte mu
itas vezes mas nunca experimentei medo algum. Por que estou me sentindo assustado agora?

O Mestre falou: - Espere. Quando todos tiverem partido responderei.

Durante todo o dia, pessoas chegavam para ver o Mestre, e o Samurai estava ficando mais e mais cansado de esperar. Ao anoitecer, quando o quarto estava vazio, o Samurai perguntou novamente:
- Agora você pode me responder porque me sinto inferior?

O Mestre o levou para fora. Era uma noite de lua cheia, e a lua estava justamente surgindo no horizonte.

Ele disse:
- Olhe para estas duas árvores: a árvore alta e a árvore pequena ao seu lado. Ambas estiveram juntas ao lado de minha janela, durante anos, e nunca houve problema algum. A árvore menor, jamais disse à maior: "Por que me sinto inferior diante de você?" Esta árvore é pequena e aquela grande - isto é um fato, e nunca ouvi sussurro algum sobre isso.

O Samurai então argumentou:
- Isto se dá porque elas não podem se comparar.

E o Mestre replicou:
-Então não precisa me perguntar. Você sabe a resposta. Quando você não compara, toda a inferioridade e superioridade desaparecem. Você é o que é, e simplesmente existe. Um pequeno arbusto ou uma grande e alta árvore, não importa. Você é você mesmo.

* * * * * * * *


Uma folhinha da relva é tão necessária quanto a maior das estrelas.

O canto de um pássaro é tão necessário, quanto a palavra de um homem santo,

pois o mundo será menos rico se este canto desaparecer.

Simplesmente olhe à sua volta. Tudo é necessário e tudo se encaixa. É uma unidade orgânica.
Ninguém é mais alto ou menos baixo; ninguém é superior ou inferior.

Cada um é incomparavelmente único. Você é necessário e basta.
Na Natureza tamanho não é diferença. Tudo é expressão igual de vida!

(A.D.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário