quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Acredite em Você...



O que de fato distingue uma criatura da outra?

Pode-se dizer que há algo que torna as pessoas mais diferentes do que elas são. Não se trata da cor da pele, da profissão exercida, do nível sociocultural nem de suas preferências políticas, mas da crença nos próprios ideais.

Há os que acreditam em si, na potencialidade que carregam na alma, criaturas que sentem que seus sonhos podem tornar-se reais, e reúnem tudo o que precisam para a conquista desejada. No entanto, existem os que lamentam a falta de recursos , a ausência de oportunidades, a inexistência de braços amigos, permitindo que a ferrugem do desânimo lhes arruíne as melhores possibilidades de êxito.

É certo que sem Deus nada se consegue. Ele, porém, fala em nosso coração, impulsiona-nos a seguir, também está dentro de cada um de nós, pois carregamos partículas suas, somos seus filhos. Além disso, temos a presença dos nossos amigos espirituais, que sem interferir em nosso livre-arbítrio, nos auxiliam, a todos os instantes, com desvelo e amor.

Vivemos um tempo em que precisamos de ''fé humana'', de acreditar mais nas pessoas, incentivá-las e, ao mesmo tempo, desenvolver  coragem necessária para as vitórias silenciosas sobre as nossas renitentes imperfeições.

Coragem para crer e ajudar este filho; para ser solidário a este amigo; para não desistir da tarefa abraçada; para conviver com os próprios medos e conflitos até poder vencê-los; coragem para saber semear, deixando que o tempo determine a época certa para a colheita; coragem para assumir nossa própria personalidade sem máscaras e coragem para aceitar os outros como estes são, identificando neles as qualidades que certamente possuem.

O hábito de acreditar em si  cria um condicionamento saudável, um estado de fortaleza interior que proporciona paz e alegria de viver. Conquistando um objetivo, partiremos para outro e assim sucessivamente.

Temos Deus conosco e Ele nos fala no recesso do coração, nunca deixando de acreditar que podemos e que somos capazes.

O que seria da Humanidade sem a coragem de Sócrates, Gandhi, Buda, Francisco de Assis, Einstein, sem a persistência de Pasteur, Sabin e tantos outros? De certo, tiveram dúvidas, momentos de indecisão, mas não se detiveram. Seus sonhos eram grandes e realizá-los era vital para a felicidade deles.

Sigamos em frente, independente das dificuldades e dos problemas, lembrando que ''os rios só atingem seus objetivos porque aprendem a contornar os obstáculos''.


por Cezar Braga Said
Livro: Conversando com Você

Nenhum comentário:

Postar um comentário