domingo, 11 de novembro de 2012

COOPERAÇÃO



Com quem você coopera?

Cooperar é mais importante que competir!

Há inúmeras modalidades esportivas onde a competição é ncessária e até estimulante.

Defender as cores do clube e do país, com esforço e dedicação, representam um admirável exemplo de amor. Mas ainda aí, é preciso reconhecer que o atleta, ao vencer, superou seus próprios limites e, por conseqüência, os demais competidores e não o inverso.

Se a vida pela óptica capitalista é competição, concorrência e lucro, pela cooperativista é fraternidade, união e auto-superação.

Os órgãos do nosso corpo, embora realizem tarefas distintas, contribuem para a saúde e harmonia de todo o organismo. Juntos, os nossos sentidos nos colocam em relação com o ambiente; o nascimento de uma criança se dá pela junção de dois seres (pelo menos convencionalmente); Jesus elegeu um colégio apostólico para cumprir a sua missão junto aos homens, e mesmo a tão propalada "seleção natural" encerra exemplos curiosos de cooperação nos reinos da Natureza.

É certo que uma empresa necessita ser competitiva para ganhar uma fatia no mercado e um empresário precisa ser empreendedor, ter visão de vanguarda, liderança, etc. Entretanto, essa empresa poderá ser rentável sem poluir, competitiva sem sonegar e explorar seus funcionários, colaborando para o bem-estar da sociedade como um todo.

A cooperação é uma atitude que gravita acima da competição.

Somente quem é forte, corajoso e destemido colabora. As pessoas mesquinhas, invejosas e rígidas enxergam na competição um fim em si mesmo e não um mecanismo de emulação, de estímulo à ação e à realização.

Cooperar implica em mudar valores e compreender a vida por um ângulo desconsiderado pelas normas e convenções sociais. Não dispensa esforços, lutas interiores, diálogos constantes. Esbarra, também, em dificuldades e obstáculos, mas tem como base o trabalho conjunto, o auxílio mútuo, onde um supre as deficiências do outro.

Socializar uma informação, repartir os sucessos, os lucros, os louros da vitória, auxiliar e respeitar os que começam e mesmo silenciar quando nossa palavra nada possa somar são formas de cooperarmos para a felicidade do grupo onde nos inserimos e com o qual fomos chamados a conviver.

No ambiente familiar, no templo religioso, no grupo de amigos, no local de trabalho, sempre surgirão oportunidades de conhecermos os outros, ao mesmo tempo em que vamos nos conhecendo. E o nível de cooperação de uma pessoa com as demais é também um importante diferencial para conhecermos seu caráter e seu coração.


por Cezar Braga Said
Livro: Conversando com Você

Nenhum comentário:

Postar um comentário