quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Restaurando o sabor da vida...



"Bom é o sal; mas se o sal vier a tornar-se insípido, como lhe restaurar o sabor? 
Tende sal em vós mesmos, e paz uns com os outros" - Jesus (Marcos, 9:50).



Nos dias atuais temos ouvido como voz corrente "na boca do povo" expressões do tipo: "Não tenho ânimo. Não sei que rumo dar à minha vida. Estou cansado de tudo... minha vontade é morrer!" Como se, dessa forma, asmais diferentes razões para esse comportamento por si só se resolvessem. E o pior, essa situação não diz respeito somente aos mais velhos, aos idosos que acham que nada mais têm a fazer na vida. Não! São expressões comuns na boca de jovens com futuros promissores, de adolescentes que poderiam demonstrar algum interesse por um ideal e até mesmo por crianças que não tiveram um dos seus mínimos desejos realizados pela família. O que pensar de tudo isso? Qual a razão desse comportamento? Será que o tempero da vida se perdeu? Tornou-se sem sabor o querer viver? Tornou-se insípida a vida para muitos! Como restaurar o sabor perdido?


Talvez o que esteja faltando é parar um pouco para...  refletir, porque parados na vida muitos já se encontram. Refletir sobre si mesmo, sobre a sua trajetória, sobre os seus ideais. "Mas como? Como começar? Talvez pela oração... Pena, não sei fazer isso! Na verdade, acho que nem me lembro mais... coisa do passado, da infância talvez..." - Busque Deus! - "Deus? Dele também não me lembro, nele nem acredito, porque se realmente existisse as coisas não estariam assim" - é o que muitos alegam ou pensam.


O que não podemos é nos deixar abatrer antes as dificuldades naturais do caminho, e Jesus, o Mestre dos mestres, deixou a lição a ser exercitada quando afirmou "tende sal em vós mesmos". Na sua época o sal funcionava como algo de inestimável valor, pois a conservação de muitos alimentos dependia dele, chegando a ser tão precioso ue funcionava como moeda sonante e, sem dúvida, era responsável pelo sabor dos alimentos, por torná-los mais palatáveis. Ter sal em si é saber conservar o bem que já adquirimos, tornar menos difícil o vivenciar determinadas situações e ainda mais agradáveis os bons momentos da vida de espíritos que somos. Em seguida é necessário cumprir a segunda parte da lição de Jesus - "Tende paz uns com os outros", o que, em verdade, só ocorrerá para aquele que está em paz consigo mesmo, dando um sentido maior à sua existência, aproveitando adequadmente cada oportunidade oferecida pelo Pai Celestial!



por Marina Ferri
Sei - Serviço Espírita de Informações

Nenhum comentário:

Postar um comentário